5 dicas para mudar de carreira e ter sucesso

Partindo da premissa que os anos têm mudado a nossa relação com o trabalho, não precisamos exercer uma determinada função a vida inteira. Actualmente há vários profissionais que procuram por uma nova carreira apesar da crise.

 

O conceito de trabalho como uma obrigação está mais que ultrapassado. Temos a liberdade de escolher e administrar os nossos desejos profissionais. É muito normal um profissional em determinada fase da vida deseja mudar de carreira. Este desejo pode surgir a qualquer momento, principalmente quando já trabalho numa certa função há muitos anos. Será que essa mudança pode surtir efeito desejado?

 

Geralmente uma das causas tem a ver com a estabilidade financeira ou a possibilidade de explorar uma nova área. Neste artigo partilhamos algumas dicas para que você consiga mudar de área profissional, da melhor maneira possível.

 

Faça uma avaliação

Antes de mudar para uma outra empresa recomendamos que faça uma avaliação para saber os motivos que estão na base desta decisão, Qual é a motivação para mudar? Um salário maior, realizar um sonho ou trabalhar em uma nova empresa? Se a resposta para essa pergunta tiver maior peso sobre a questão financeira, é melhor reavaliar a sua posição.

Pode mudar para uma empresa devido a um ordenado mais avultado, mas se a função não lhe agradar irá continuar insatisfeito.

 

Se pretende mudar de carreira, deve certificar-se de que a função que você exerce já não traz a mesma satisfação. Nesse momento outros podem surgir outros interesses profissionais e deve começar a fomentá-los. Para realizar a transição você terá que dispor de tempo e de investimento, e caso não consiga sua recolocação facilmente, terá desperdiçado todos os recursos que você investiu. É preciso pensar bem nos vantagens e desvantagens antes de tomar uma decisão.

Entenda o mercado

Para que você não dê tiro no próprio pé é muito importante compreender o mercado. Será que o mercado tem demanda por profissionais na área que você pretende seguir? Por mais duro que seja, é fundamental não alimentar ilusões. Presta muita atenção para não selecionar uma das profissões que estão com baixa demanda. Um bom ponto de partida é ver na Jobartis as principais tendências do mercado de trabalho em Angola.

 

Esqueça a culpa

Já vimos algumas pessoas que se sentem culpadas por buscar novos caminhos, imaginando que, ao trocarem de profissão, estão desperdiçar tudo o que fizeram até agora ou demonstrando que não têm competência para persistir e avançar na profissão actual. É claro que nenhuma dessas percepções está correcta!

É preciso que fica bem claro que mudar de carreira não significa jogar fora o que você já fez, mas sim reaproveitar essa sua experiência passada para criar algo único numa área diferente.

Não somos contra as pessoas que decidem mudar de ideia, de gostos ou de interesses ao longo da vida. Isso só quer dizer que você está a evoluir.

 

Preparação

Um dos erros que certas pessoas costuma cometer no momento em que decidem abraçar novos projectos ou navegarem outros mares esperam somente o processo de demissão. Podemos dizer ao proceder desta forma não há uma previsão sobre o que possa acontecer.

O recomendado que você se prepare para a mudança estuda o mercado e poupando dinheiro para investir na nova carreira. A preparação é ainda mais necessária para aqueles que estão na faixa dos 30 a 50 anos, pois, a vida nessas idades já está estruturada e qualquer breve ruptura pode trazer consequências financeiras.

 

Execute

Você é único responsável para decidir qual é o momento correcto para a troca. Depois de avaliar, pesquisar e preparar-se, irá ver que o caminho fica mais claro.

Regressar para o princípio da corrida não será mais um bicho de sete cabeças. Nesta fase de execução terá se transformar em uma agente de mudança e, como tal, criar possibilidades para conseguir atingir os seus objectivos

Essa etapa inclui novas entrevistas de empregos, conhecer novas empresas e por fim encontrar a nova vaga. Não se esqueça de actualizar o seu perfil na Jobartis e no LinkedIn, e também criar alertas de vagas ajustados aos seus interesses.

 

Boa sorte!


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone