5 dicas para controlar a ansiedade em entrevistas de emprego

 

Há quem diga que ansiedade é inimiga dos candidatos. Todos os dias observamos várias pessoas que procuram uma oportunidade de emprego e tendem a criar grandes expectativas na fase de selecção.

É natural que crie expectativas e sinta ansiedade durante um processo de seleção. Até os oradores mais brilhantes, políticos, jogadores de futebol, músicos, executivos, líderes mundiais e profissionais de várias áreas passam por esta situação. De acordo com os especialistas, o nervosismo e ansiedade geralmente causam sintomas e sensações como voz trémula, pernas inquietas, mãos suadas e, em algumas situações, a pessoa acaba por esquecer o que poderia dizer, o que contribui para aumentar o nervosismo.

Apesar que o nervosismo e ansiedade fazerem parte na nossa vida, há técnicas que o podem ajudar a reduzir o nervosismo e evitar a ansiedade, para que não atrapalhe durante uma entrevista de trabalho.

Aqui tem 5 dicas para controlar a ansiedade que decerto que o vão ajudar:

Não tenha vergonha de aceitar ansiedade

O deve fazer primeiro é admitir que ansiedade existe, até porque muito provavelmente o entrevistador vai notar se está ansioso. Podemos dizer que ansiedade aparece com muita regularidade em diversas ocasiões da nossa vida. Quando admitimos que estamos ansiosos para alguma situação, conseguimos controlá-la com mais facilidade.

Prepare-se para a entrevista

Um dos erros que não pode cometer é ir para uma entrevista de trabalho sem estudar ou saber o que a empresa faz. Dificilmente um candidato que esteja preparado deixará a ansiedade e nervosismo atrapalharem a sua entrevista. É importante que o candidato reveja todos os tópicos do currículo, para não se esquecer de citar as experiências mais importantes durante a entrevista. Provavelmente, será questionado sobre suas competências, as suas expectativas dentro da empresa etc. Razão pela qual deverá estudar para estar mais seguro e confiante durante a entrevista.Uma das das regras de ouro é tentar visualizar a entrevista e pensar em todas as respostas e perguntas possíveis. Pensar em todas as possibilidades é uma forma de se preparar mentalmente e diminuir o nervosismo.

Aprenda a controlar a respiração

A ansiedade dá a sensação de que não estamos respirando direito.  Procure acertá-la antes de entrar na entrevista. Vá até um ambiente tranquilo, conte até 10 enquanto respira profundamente e procure manter a calma. Se a respiração voltar a ficar rápida durante a entrevista, tente corrigi-la novamente.

Mantenha-se positivo

Durante a fase de selecção é fundamental que confie nas suas capacidades, até porque muitas vezes sentimentos de negatividade podem atrapalhar na desenvoltura do candidato. Deve pensar sempre positivo na oportunidade de chegar a ser escolhido para fazer parte da empresa.

Concentre-se e saiba ouvir

Como sabemos, a entrevista é uma conversa entre duas ou mais pessoas feita sobre a forma de perguntas e respostas, nesta caso entrevistador e entrevistado. De acordo com alguns profissionais, a ansiedade leva muitas vezes com que os candidatos tenham pressa em responder as perguntas do entrevistador.
Para responder de forma concisa e convincente, deve ficar atento a cada pergunta e analisar exactamente o que o entrevistador quer ouvir. Além disso, o ideal numa entrevista é que haja interacção entre o empregador e o candidato. Por isso, o profissional deve ter cautela na hora de se posicionar: fale apenas o necessário, evite informações irrelevantes e mostre-se articulado.

Gostou das dicas? Deixe um comentário e participe na conversa! Veja também este artigo com 15 dicas para controlar o medo e a ansiedade.


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone