5 Dicas: Oportunidades de Emprego na tua atual empresa

Um dos principais lugares onde podes encontrar novas oportunidades de emprego para trabalhar em Angola é a empresa em que já trabalhas. Às vezes obcecamo-nos com encontrar outro emprego fora da nossa empresa para atingir objectivos mais ambiciosos, mas não devemos esquecer da possibilidade de ascender dentro da mesma.

Oportunidades de Emprego em Angola

Oportunidades de Emprego em Angola

Sem dúvidas, oportunidades de emprego há muitas, e percebemos que cada vez há mais. A criação emprego em Luanda e no resto de Angola tem-se desenvolvido com enorme força, mas inclusive quando queremos dar um giro profissional e trabalhar com tarefas que não têm muito a ver com o que temos feito até agora, deve-se aproveitar o que já se tem.

Para que não escape nem uma da oportunidades de trabalhar no que realmente desejas ou conseguir a ascensão que tem procurado, propomos estas 5 dicas.

1. Verifica que requisitos pedem

Não vais conseguir essa ascensão que tanto desejas se não cumpres os requisitos para desempenhar a função. Tens a vantagem de estar a trabalhar dentro da empresa, de modo a aproveitá-la pergunta às pessoas mais próximas quais são os requisitos para aceder ao posto. Se os cumprir, avance, estás preparado para ter com o teu chefe e pedir a ascensão. Argumenta que dispões da experiência e conhecimentos necessários, és capaz de desempenhar a função e conheces a empresa na perfeição. Os teus colegas conhecem-te e valorizam, o teu próprio chefe sabe quais são as tuas capacidades. Estás numa posição bem mais ventajosa que a de uma pessoa que vem de fora.

Por outro lado, se não possuis ainda as capacidades não te preocupes. Para avançar profissionalmente e poder aproveitar as oportunidades trabalhistas que te vão sendo apresentadas, deves estar preparado. Se tens conseguido perceber que certificados e cursos precisas, é hora de fazer algo por isso. Podes usar, por exemplo, o portal educativo lançado recentemente por Jobartis. Chama-se Educartis, pode aceder à partir de  www.educartis.com  Aqui encontrarás a informação sobre todos os cursos que precisarás para te capacitar profissionalmente.

2. Consiga solucionar problemas (aos teus chefes)

Se consegues fazer que a vida do teu chefe seja mais simples, ele notará. Os chefes gostam de ter empregados pró-ativos, dispostos a tomar a iniciativa e que se mostrem capazes de solucionar todos os problemas que lhes apresentam. Se queres que o teu chefe pense em ti quando aparecer uma nova oportunidade de trabalho, deves fazer com que se fixe em ti.

Esta não é uma tarefa de um dia para outro, é algo que requer esforço e leva tempo. Deve-se trabalhar nisso antes de que, inclusive, exista a oportunidade de ascensão, já que se te mostrares mais colaborativo no preciso momento em que aparece uma nova oferta dentro do escritório, podes ganhar fama de interesseiro.

3. Pense a longo prazo

Tal como comentámos no ponto anterior, é importante ter uma mentalidade a longo prazo. Nunca se sabe onde estarás em 10 anos nem com que gente te encontrarás. Quem hoje é um colega de trabalho, no futuro pode ser que dependa dele se te contratam ou não noutra empresa, ou pode ser que seja teu chefe.

A tua atitude com os colegas deve ser a mesma que com os chefes. Ajuda-os e garanta que algum dia falem bem de ti à pessoa adequada. Qualquer um deles pode apresentar à ti uma oportunidade para trabalhar em outra companhia, ou inclusive na tua actual empresa num melhor posto acabando ele por ser teu chefe.

Por outro lado, ainda que por agora tua situação trabalhista seja estável, não sabes se no futuro continuará sendo igual. Por isso não deixes de te preparar. Deves continuar a aumentar os teus conhecimentos e actualizando-te para não acabar a ser “pouco contratável”. Quanto melhor estiveres preparado e mais disposição mostrares a aprender coisas novas, mais pensarão em ti quando tiverem que eleger alguém par promover.

4. Peça o emprego

Tenha iniciativa. Se souberes que existe uma nova oportunidade de ascender, vá directamente ao chefe e mostre interesse pelo posto. Valorize os seus conhecimentos e experiência, explica como poderias contribuir para o posto. A maioria das empresas confiam mais nos seus próprios empregados na hora de ter que eleger pessoal em vez de procurar fora da empresa. Aproveita a tua situação de vantagem.

5. Sê realista

Nem sempre é possível ascender dentro da empresa, isto depende de muitos factores. Se tens sido recusado múltiplas vezes, deves estar consciente de que talvez ainda não estejas preparado. Mas talvez o problema seja outro, o teu chefe não quer que ascendas, pode ser que prefira que continues no teu posto. É por isso pode ser que tenha chegado momento de procurar trabalho em outra empresa.

Que conselhos dar-nos-ias tu? como tens conseguido ascender em tua empresa? Comenta e partilha!

 


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone