5 coisas que um chefe nunca deve dizer ao seus funcionários

Quando se é chefe ou líder de uma equipa ou organização, uma das principais responsabilidades passa por comunicar de forma correcta e eficaz. Um chefe deve saber comunicar com os seus funcionários e manter um bom relacionamento, para que a organização consiga alcançar grandes resultados. É fundamental que saiba colocar limites nos seus funcionários sem ser rude ou demotivá-los.

De acordo com a empresa americana de pesquisa Gallup, 50% dos funcionários que costumam abandonar uma determinada organização fazem-no devido a um mau relacionamento com o chefe, que ao invés de motivar a equipa mesmo prefere destruir a moral dos seus colaboradores.

Gerir pessoas não é uma tarefa fácil, independentemente de ser uma empresa grande ou pequena, ou do seu sector de actividade. Os chefes estão a ser sempre testados pelos seus funcionários, e devem dar o exemplo até nas situações mais difíceis. Uma reacção instintiva pode danificar a sua imagem e destruir a confiança que a equipa deposita em si.

Confira as 5 coisas que um chefe nunca deve dizer aos seus funcionários:

1.Eu sou o chefe, faça o que eu mando
Os colaboradores já sabem que é o chefe, não precisam de o ouvir repetidamente, para fazer valer a sua autoridade na empresa. Um chefe não precisa de ser ameaçador ou rude para os seus funcionários, mas sim ser respeitado pela forma brilhante como apresenta as suas ideias ou comunica com a sua equipa. Um excelente chefe deve possuir a capacidade de influenciar e motivar a sua equipa, sem recorrer a ameaças aos seus colaboradores.

2. Se você não gosta daqui, vá trabalhar em outro lugar

Independentemente de ocupar lugar de responsabilidade dentro de uma determinada organização, um líder nunca deve usar o seu estatuto para faltar respeito nos seus funcionários. Não fica bem um chefe dizer aos seus funcionários que se não gosta daqui que vá procurar outra empresa para trabalhar, isso demonstra falta de ética. Quando os funcionários estão com problemas, um chefe deve procura ouvi-los ao invés de ser rude, mostrando orgulho em trabalhar com os seus colaboradores, para conquistar a confiança dos mesmos.

3. Não estou pedindo sugestões

Todos os colaboradores têm as suas aspirações de continuar a crescer e progedir na carreira, pelo que um líder nunca deve desvalorizar a opinião dos colaboradores, o que contribui para eles se sentirem desmotivados. Para o bem da empresa, um chefe deve procurar incentivar a criatividade e valorizar as ideias dos seus colaboradores.

4.Fazer comparações

Não é aconselhável que o líder de uma equipa faça comparação entre dois membros do mesmo grupo, visto que pode gerar desmotivação e mal-estar. Também não diz a sua equipa que trabalha mais do que eles.

5. Assuntos pessoais não devem ser trazidos para o trabalho

Apesar de não ser correcto tratar-se de problemas pessoais na empresa, um líder deve possuir a capacidade de se colocar no lugar do outro, mostrando que se importa com a situação que o seu funcionário está a viver.

Estas são algumas das coisas que um chefe nunca deve dizer aos seus funcionários. Partilhe connosco outras coisas que um líder nunca deve dizer ou alguma coisa que já ouviu do seu chefe e que lhe causou muito desagrado.


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone