Chaves e Capacidades para o Recrutamento em Angola

Procura melhorar as suas capacidades para lhe dar um empurrão na carreira e arrasar no mercado de trabalho este 2016? NestePost damos alguns conselhos para triunfar no recrutamento em Angola.

Ao longo de 2016 espera-se que a economia continue melhorando, a rápida evolução do mercado de trabalho fará com que se apresentem novos desafios e também grandes oportunidades. Se durante este ano pretende encontrar emprego deverá demonstrar certas capacidades técnicas que se procuram nos processos de recrutamento em Angola. Não obstante, também deverá demonstrar capacidades sociais, as quais são cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho.

O mais provável é que o recrutador não esteja interessado numa pessoa que simplesmente passe pelo escritório oferecendo seu esforço minímo. O que se procura é a uma pessoa capaz de pensar de forma crítica, trabalhar em equipa, ampliar a carteira de clientes e abordar problemas inesperados. Apresenta-se aqui algumas capacidades que se trabakhadas fá-lo-ão ser um bom candidato em um processo de recrutamento em Angola.

Recrutamento em Angola

Capacidades para o recrutamento em angola

Organização

Tal como têm mostrado recentes estudos, a capacidade de organização é uma das capacidades mais procuradas, em praticamente todas as ofertas de emprego. Lamentavelmente, os empregadores Angolanos sentem a falta desta qualidade nos candidatos que se apresentam a recrutamentos. Se és capaz de demonstrar que és capaz de organizar teu espaço físico, e também organizar a tua mente, estarás um passo à frente do resto de candidatos do processo de recrutamento. Concentre-se em demonstrar capacidade para estabelecer prioridades, estabelecer procedimentos e realizar múltiplas tarefas. Se achas que não tens estas qualidades deves tratar de encontrar forma de as adquirir.

Liderança

Segundo um estudo sobre a busca de emprego realizado pela ” National Association of Colleges and Employers (NASCE)”, mais de 80% dos recrutadores declaram que a sua procura de candidatos se resume na busca por habilidades de liderança.

Por suposto, “liderança” tem diferentes significados segundo as circunstâncias. Em ocasiões significa ser capaz de motivar e dirigir uma equipa de trabalho, outras vezes significa ser quem seja capaz de pôr ordem ao caos. Às vezes significa ser uma pessoa capaz de tomar decisões quando se apresentam problemas. E em outras ocasiões significa ser capaz de pôr à pessoa adequada a fazer a tarefa adequada.

És capaz de fazer com que um grupo permaneça unido?

És capaz de sacar ideias das pessoas mais tímidas e acalmar os empregados com mais vontades de assumir o controle de todas as decisões? És um visionário? És capaz de dar ordens e assegurar-te de que as mesmas se cumpram? E o mais importante. És capaz de ter a atitude correcta diante uma situação concreta?

Gestão das relações sociais

Começar relações, seja com clientes ou colegas de trabalho, pode ser complicado, mas o mais complicado é manter essas relações depois de criadas. Todas as relações têm seus altos e baixos. Deves ser capaz de manter colegas perto de ti inclusive quando as coisas se complicam. Deve-se ser capaz de demostrar isto em qualquer proceso de recrutamento em Angola.

Capacidades de comunicação escrita e falada

No panorama trabalhista actual,  comunicação é tudo. De novo, segundo o estudo da NASCE, o 70,2% dos recrutadores procuram provas sobre as capacidades de comunicação escrita nos curriculum vitae dos candidatos. O 68,9% procuram também capacidades orais.

Tenha em conta estas 4 capacidades e deixe evidente em todos os processos de recrutamento em Angola, já que serão determinantes na hora de conseguir aceder a um posto de trabalho.

Achas que há alguma outra capacidade importante que não está incluída? Que capacidades tens tu? Comenta!


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone