3 Dicas para explicar o teu posto de trabalho a um empregador

Quando pequeno perguntei a meu pai a que se dedicava ele. Para pôr-mo fácil, simplesmente respondeu: Sou engenheiro civil, desenho estradas. Na realidade o seu trabalho é bem mais que isso, mas essa explicação foi mais que suficiente para entender em que consistia o seu trabalho.

Se o teu emprego actual é difícil de explicar, pode ser que responder numa entrevista de emprego a uma pergunta tão habitual como “em que consiste o teu posto actual” se torne complicado.

Neste artigo vamos comentar os 3 erros mais comuns à hora de responder a esta pergunta, e também veremos como os resolver.

Entrevistas e Recursos Humanos

Entrevista e Recursos Humanos

1. Responder “É difícil de explicar”

Descrever o teu actual posto de trabalho numa entrevista de emprego pode ser difícil, pode ser que o empregador seguramente não tenha os conhecimentos necessários para o entender. Tu sabes que o teu trabalho é muito interessante, e além disso faz de ti um perfil qualificado para o posto à que te candidatas, queres contar todos os detalhes do teu dia a dia, mas o vês demasiado complexo, de modo a que respondas o que não deves. Nunca digas que é demasiado complicado explicar. Um empregador não vai seleccionar numa entrevista de emprego uma pessoa que parece não querer nem falar do que trabalha.

A resposta correcta será a seguinte: Meu dia a dia trata de (contas algo genérico sobre teu trabalho), o qual tem um grande impacto sobre (algo do que tua equipa é responsável)

” Normalmente segue esta estrutura”.

2. Utilizar demasiados tecnicismos

Também é fácil acabar caindo no erro de utilizar demasiados tecnicismos. Há que recordar que o mais provável é que o empregador não saiba do que lhe estamos a falar. Podemos aborrecê-lo ou, o que é pior, não lhe dar nenhuma informação que possa ser útil para nos eleger para esse posto. Será uma entrevista de emprego frustrada.

De novo trata de levar preparada uma resposta que não confunda ao empregador. Deves explicar-lhe como se fosse um menino pequeno. Utiliza exemplos concretos que ajudem a ilustrar o que queres explicar.

3. Cansar-se que te façam várias vezes a mesma pergunta

É normal que te perguntem repetidamente o mesmo e acabes cansado de responder uma e outra vez o mesmo. Mas há que lembrar que o que está em jogo é um posto de trabalho e que estás numa entrevista de emprego. Lembra que o teu trabalho não é fácil de entender para uma pessoa que não trabalha no teu sector.

Encontraste-te alguma vez nestas situações? Como as resolveste? Comenta e partilha!


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone