22 formas de criar um “Network” para encontrar emprego

O “Networking” é actualmente a principal forma de encontrar emprego em Angola. Mas criar esse “network” é um trabalho árduo que deve estar feito inclusive antes da necessidade de procurar trabalho. Tenhas já um emprego ou não, deves gastar pelo menos 30 minutos por dia a reforçar a tua rede de contactos para melhorar a tua marca pessoal. Os 22 conselhos que apresentamos aqui te vão ajudar a realizar esta tarefa da forma mais efectiva.

A chave destas 22 formas de melhorar teu network é deixar de perguntar-se ” oque posso aproveitar da minha rede?” e passar a pensar em ” o que posso oferecer a meus contactos?”

1. Cria um  endereço de correio electrónico fácil de recordar

Utiliza o formato [email protected]. Não tens que utilizar Gmail necessariamente, pode ser hotmail, outlook, yahoo… o que gostares mais. O importante é que tenha esse formato. Utiliza este correio electrónico só para a tua busca de emprego de forma a que saibas que tudo o que te chegue a este endereço está relacionado com a tua busca de emprego.

2. Escolhe um lema que te defina

Deves conseguir que as pessoas pensem nesse lema por cada vez que oiçam o teu nome. O teu lema deve estar alinhado com todos os esforços que realizas profissionalmente. Usa-o como assinatura nos teus correios electrónicos, o di-lo cada vez que alguém te peça fazer algo por ele. Podes pegar ideias vendo como te descrevem as pessoas em cartas de recomendação.

3. Prepare um “elevator pitch”

Deves ser capaz de descrever-te em 30 segundos e comentar que tipo de problemas és capaz de resolver num meio trabalhista. Pratica até que te saia de forma natural. Ajusta o teu discurso a medida que o tempo passe. Nunca se sabe quando podes conhecer um empregador.

4. Cria um blog pessoal

Cria uma presença no site deixando tua marca pessoal. Nela explica quem és, quais são os teus objectivos, escreve sobre coisas que sabes fazer, põe exemplos, conta a tua experiência… Um perfil em Linkedin também pode te ajudar, sobretudo se está cheio de recomendações. Será o complemento perfeito ao teu ‘elevator spitch’, já que consegues deixar uma boa impressão a alguém, seguramente procurará sobre ti na internet.

5. Tenha um perfil activo em Linkedin.com

Consegue o maior número de contactos de qualidade em Linkedin. Pode que tenhas muitos contactos de diferentes sectores, mas se não são de qualidade não serão úteis na hora de conseguir um emprego em Angola. Estabelece novas relações com novos contactos, cuida e mantém as relações. Mas não dediques esforço a contactos que não sejam de qualidade. Também deves ser activo nos diferentes grupos relacionados com o teu sector. Responde perguntas e faz-te notar.

6. Cria um perfil em Twitter.com

Dedica uns minutos a criar um perfil em Twitter, completa tua biografia e dados de contacto. Cuida das imagens que publicas e da tua foto de perfil. Procura pessoas interessantes para seguir adiciona-as ao teu network. Uma vez tenhas começado a crescer, não pares, segue procurando pessoas com que interagir.

7. Cria uma página de Facebook

Utiliza Facebook para algo mais que estar em contacto com familiares e amigos. Cria uma página de Facebook diferente do teu perfil de Facebook. Uma página serve para criar uma marca pessoal, há para artistas, actores, empresas, e também tu podes te criar uma. Faz publicações relacionadas com o teu sector, partilha notícias e também usa-a para dar a conhecer o teu blog.

Network

Network

8. Faz cartões de visita

Desenha cartões de visita e inclui o teu slogan nelas. Acrescenta informação de contacto e distribui entre os teus novos contactos. Por cada vez que deres um, escreve por trás aonde te conheceu essa pessoa, assim ser-lhe-á mais difícil esquecer de ti.

9. Pede-lhes que dêem referências

Os empregadores são mais abertos a entrevistar pessoas que vêm com referências de pessoas que conhecem. Dá cartões de visita de sobra a teus novos contactos para que eles possam distribuir dentro de sua empresa caso exista um posto de trabalho disponível.

10. Faz também ‘Cartões de telefonema’

É parecido a um cartão de visita, mas é utilizado para ocasiões em que não estás a trabalhar. Tem informação mais pessoal e, por ser algo tão inovador, deixa sempre uma boa impressão.

11. Inscreve-te em câmaras de comércio e outras redes de contacto

Queres ganhar visibilidade diante de pessoas do teu sector. Procura em Internet “bussines network” e põe o nome da cidade. Se existe alguma rede de contactos já criada que se reúna na tua cidade, junta-te à ela.

12. Junta-te a outras redes sociais profissionais

Existem muitas outras redes para crescer tua network além de Linkedin. Procura pessoas do teu sector em lugares como Xing e Viadeo.

13. Junta-te a redes sociais internacionais específicas do teu sector

Existem redes profissionais internacionais que são especificas para sectores concretos. Procura se existe a tua e te junta-te. Cria a tua marca pessoal inclusive para além fronteiras.

14. Segue blogs do teu sector

Dá igual se são blogs muito conhecidos ou pequenos blogs que ainda não têm descolado. Suscribete a esses blogs, comenta seus artigos, interatua com eles, em especial se tens teu próprio blog. É melhor manter relação com 5 pequenos blogs que o tentar com 1 grande e não conseguir nada.

15. Participa em fóruns de discussão na Internet

Converte-te no experiente que todo mundo quer tirar dúvidas. Estas pessoas também farão crescer o teu network.

16. Assiste à conferências do teu sector

É a ocasião perfeita para conhecer novos contactos do teu sector, trocar cartões de visita e fazer crescer o teu network. As conferências ajudam também a conhecer cara a cara a pessoas que só conhecias pela Internet.

17. Assiste à conferências com amigos

Separem-se na hora de ampliar a vossa rede de contactos e partilhem notas no final da jornada.

18.Junta-te a clubs de busca de emprego

Amplia o teu network com pessoas de perfil parecido ao teu e que também estão a tratar de ampliar a sua própria rede de contactos

19. Inscreve-te no ginásio

É um lugar ideal para conhecer gente nova de vários sectores e postos. É uma maneira muito sã de aumentar o teu network.

20. Envia E-mail a amigos e familiares

Pede-lhes que te ajudem a encontrar um emprego em Angola. Pede-lhes que te ponham em contacto com qualquer pessoa que te possa dar um emprego.

21. Junta-te ao network de tua universidade

É habitual que as universidades tenham uma rede de contactos para a busca de emprego onde se podem unir os antigos alunos.

22. Envia novidades aos teus contactos

Não deixes que passe muito tempo sem que os teus contactos tenham novidades tuas. Escreve habitualmente contando  as tuas novidades, ou inclusive oferece-te para ajudar em qualquer coisa que possam precisar

Que outras formas há de ampliar a tua rede de contactos? Comenta e partilha!


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone