JOBARTIS CONTRIBUI PARA A EMPREGABILIDADE DURANTE CONFINAMENTO

Empregbilidade

O mundo enfrenta uma crise pandémica cujos efeitos não se limitam apenas no sector sanitário, tem sido evidente o impacto e as mudanças nos demais sectores com destaque para a economia.

Devido às medidas de combate e prevenção implementadas pelo Governo de Angola, muitas são as empresas que se viram obrigadas a recorrer ao modelo alternativo de teletrabalho, reduzir sua força de trabalho ou mesmo cessar as suas actividades, pois o mercado reduziu a demanda por produtos e serviços, aumentando de forma considerável as dificuldades económicas e financeiras das empresas.

Entretanto, por outro lado, várias marcas têm também aproveitado esta fase para reinventarem-se e envolverem-se ainda mais com os desafios diários da sociedade, tendo algumas empresas redimensionado a produção e prestação de serviço adaptando-se a nova realidade. É o caso da Jobartis que tem desenvolvido várias iniciativas junto das empresas, jovens estudantes e da sociedade em geral, colocando os seus recursos a disposição da economia angolana.

DISPONIBILIZAÇÃO GRATUITA DE CONSULTORIA EM RECURSOS HUMANOS

A Jobartis entende que ao contrário dos despedimentos, a solução para a crise reside no capital humano. Tratando-se de serviços de consultoria em recursos humanos, muito fundamental nesta fase em que as empresas enfrentam dificuldades económicas, desde o decreto do Estado de Emergência que cujo o inicio se deu a 27 de Março do corrente ano, a Jobartis disponibilizou os seus serviços gratuitos para que as empresas tivessem à disposição os talentos no mercado de trabalho em Angola.

Durante o Estado de Excepção Constitucional a Jobartis registou vagas com maior incidência nos sectores de Engenharia, Finanças e Contabilidade, Vendas e Atendimento ao Cliente, Operários e Consultoria, respectivamente, preenchidas em 87% das mesmas, estando as restantes por preencher.

GUIA DE REGRESSO AO TRABALHO

Adicionalmente, a Jobartis disponibilizou gratuitamente um Guia de Regresso ao Trabalho para apoiar as empresas neste contexto de regresso às actividades laborais em que as mesmas precisam implementar uma série de acções para a prevenção contra a Covid-19. Trata-se de um manual de apoio ao plano de Contingência a ser aplicado pelos departamentos de RH ou equipas de Higiene e Segurança durante este período em que ainda são necessários todos os cuidados preventivos ao nível individual e organizacional, tendo sido distribuídos as mais de 11.000 empresas da base de dados da Jobartis, com ênfase para as micro, pequenas e médias empresas.

DISPONIBILIZAÇÃO DE OFERTAS FORMATIVAS ONLINE

Outrossim, o plano de contingência da Jobartis de resposta a COVID-19 preconizava uma maior aproximação com o capital humano da nossa base de dados e não só.

Fruto do engajamento com a comunidade digital, a Jobartis em parceria com Centros de Formação de Alta Performance, disponibilizou a preços módicos através da sua plataforma uma panóplia de formações online que tiveram um público alvo de mais de 500 formandos. Foram ministradas um total de 240 horas de formações variadas, com ênfase para a formação de “Prevenção da corrupção” ministrada através de um conceito de formação online denominada “Gamificação” através do aplicativo.

As formações ministradas durante a fase de confinamento enquadram-se no lançamento experimental do programa “BootcampJobartis” que será brevemente lançado pelo portal de emprego. Trata-se de um programa de formações e treinamentos para o desenvolvimento das competências (técnicas e comportamentais), habilidades e aptidões, a fim de que cada vez mais o capital humano em Angola esteja cada vez mais em sintonia com as exigências do mercado de trabalho aliado aos padrões internacionais para cada posição.

PROMOÇÃO PARA A EMPREGABILIDADE

Auscultação sobre o Impacto do Estado de Emergência, Projecto de Avaliação do Plano de Ação de Promoção da Empregabilidade – PAPE, complementado com a criação de um infográfico, são igualmente iniciativas realizadas junto do MAPTS, através da Comunidade Recursos Humanos da qual a Jobartis é membro fundador.

SOBRE A JOBARTIS

Jobartis está no mercado angolano há 7 anos, ano em que foi criado. É o maior portal de emprego em Angola e dispõe actualmente de uma base de dados de mais de 700.000 candidatos inscritos e mais de 11.000 empresas que utilizaram os seus serviços, tendo assim alcançado um total de mais de 80.000 vagas preenchidas através do portal concebido para a simplificação do processo de recrutamento.


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone