Os 9 piores erros num Curriculum vitae

Depois de ter perguntado a uns 860 recrutadores, recolheram-se os erros encontrados no Curriculum vitae que mais pode chegar irritar um recrutador. Uma grande parte declarou que descarta candidatos inclusive antes de terminar de ler seu CV, isto é um indicador de que há falhas claras no Curriculo.

Empregador e CV

Empregador e CV

Por isso vamos explicar quais são os 9 erros mais graves para estes recrutadores, os que  fazem com que deixem imediatamente de ler o Curriculum vitae. Repara se no teu Curriculo pode encontrar-se estes erros, ainda estás a tempo de mudar.

Erros gramaticais

Cometer erros básicos na hora de redigir o Currículo é uma garantia de que vais ser imediatamente descartado como candidato. Demonstra falta de interesse e de organização. Se não és capaz de cuidar do documento básico que te vai permitir aceder a uma entrevista de emprego demonstras o tipo de pessoa que és.

Utilizar um tom inapropiado

É importante mostrar respeito ao empregador, tanto que o curriculum vitae deve estar escrito num tom formal e sério. Afinal de contas estás a tentar aceder a uma entrevista para um emprego, algo muito sério. Se teu não te tomas por sério, eles não te vão tomar por sério.

Usar linguagem inapropiada

O uso de clichés no currículo pode jogar contra ti. Os empregadores estão demasiado habituados a ler frases como “minha principal debilidade é que sou demasiado perfeccionista”. Não é credível, e fará que o Curriculum vitae por completo perca credibilidade. Outra das frases mais odiadas pelos empregadores são “trabalho duro”, “estou acostumado a trabalhar sob pressão” e “posso trabalhar de forma independente”. Precisa-se que cada informação que dês te diferencie do resto de candidatos.

Curriculums com mais de duas páginas

Nem sempre é possível, mas deves tentar conseguir na medida do possível. O empregador dedicará apenas uns 60 segundos a ler teu CV, muitos outros o poderão ler sem entusiasmo. Com mais de duas páginas poderá deixar de lê-lo e perder-se-á muita informação que pode ser importante.

Incluir desenhos

Quanto mais simples melhor. Lembra que o que realmente contribui valor é o conteúdo e não deves permitir que o desenho distraia o empregador.

Escrever em terceira pessoa

Dirige-te a ti mesmo como “eu”. Existem estudos que demonstram que falar de ti mesmo em terceira pessoa demonstra que se acrediite ser superior aos demais.

Utilizar emojis

Por incrível que pareça, não é tão raro deparar-se com carinhas sorridentes entre as linhas de um currículo. Evita utilizá-los, perdes a seriedade que queres transmitir. Serás rapidamente descartado.

Endereço de correio electrónico pouco profissional

Utilizar a tua alcunha ou um nome engraçado que ocorreu há alguns anos pode ser bom para comunicar com os teus amigos, mas não com um empregador. Talvez o seja o momento de criar uma nova conta de correio electrónico. Como já comentado uma outra vez, o ideal é seguir a fórmula [email protected] (ou qualquer outro como Hotmail ou Yahoo).

Fonte pouco profissional

A fonte que utilizamos nos nossos textos também fala sobre nós. Lembra que queremos transmitir uma mensagem de seriedade e profissionalismo. Portanto, queremos que o nosso currículo seja fácil de ler para o empregador. Se tornar-se difícil deixará de ler nosso cv e passará ao seguinte candidato.

Tens cometido algum destes erros? Estás a tempo de mudar teu cv! Comenta e partilha.

 


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone